terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vida de jogo

Acho que muitos já jogaram aqueles jogos simuladores de parque de diversões, zoológico, estação de trem, casas.. Jogava muito há uns 10 anos atrás - acho - o sincity, rollercoaster, zootycoon, e via muitos jogarem o The Sims. Me chamou atenção esses dias sair uma nova atualização para o jogo Sims. (Agora na 3a versão).
É muito engraçado avaliarmos nossas vidas como a dos bonequinhos. Tente imaginar "implodir" uma porta, deixando o cômodo sem saída e logo estará de frente a um bonquinho dando voltas em torno de si mesmo procurando uma porta que "era para estar ali".
Ou quando o sinal fecha (vermelho) e seu personagem fica inquieto se movendo da direita para esquerda esperando a hora certa em atravessar.
Indo mais além, se nós fossemos os peões de alguém (Deus?!) seria curioso observar a hora em que nossa barrinha de "vida" ganha força e se preenche.
Sei que nesses jogos citados, podemos controlar a velocidade do tempo, meses e anos. Em tempo acelerado, vemos os bonequinhos correndo, levantando, indo ao banheiro, indo ao trabalho, dai ele volta correndo, toma banho, e vai pro quarto escuro dormir.
Meio louco isso né? Para um ser que ficou mais de 10 horas trabalhando, correndo em circulos num corredor, lendo, digitando, pegando papéis... tem sempre uma hora em que, estando cansado, ele retorna a seu habitat, se prepara apaga a luz e, por mais umas 8 - 9 horas, fica imóvel recebendo uma carga de energia para o dia seguinte.
(Ficar na cama e adormecer, a grosso modo é a mesma receita por exemplo da gripe, que em horas imóveis te deixa com maior resistência para ser "curado").
Sim, em imagem hiperacelerada.. é no mínimo interessantíssimo ver o boneco sair de sua morada, se sacrificar e voltar correndo para descansar. Numa espécie de calabouço ou tumba, ele ali se inquieta e adormeçe por horas no escuro.
Ô vida estranha. E quem disse que precisa ter sentido?
No final das contas, repetimos esse processo umas 30 mil vezes se preocupando com tanta bobagem, que uma hora, a carga vicia e a vida util vai diminuindo, até zerar.
Parece simples, mas é essa a idéia.
Aproveitarmos cada hora, sorrir e tentar a cada minuto, alcançarmos nossos sonhos, mesmo que por poucos segundos.
Senão você já sabe: Game Over.

Nenhum comentário: