terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A dor da alma

Será que alguém já parou para pensar o que é o choro?
Chorar, verbo. Chorar. Uma pessoa se entristecer a tal ponto, que seu corpo não aguenta tamanha dor emocional e, como reação física, o corpo passa a expelir pelos olhos, uma espécie de suor ou líquido aquoso do corpo humano.
Digo corpo humano porque nao sei e nem vou entrar no mérito da questão se outro animal ou bicho chora. Meu gato têm os olhos lacrimejados e nem por isso acho q ele chore ou passa ter alguma dor emocional. (Até porque iremos entrar na questão de animal ser racional ou não).
Agora pela explicação científica (wikipedia): O choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, dor, saudade, alegria exagerada, raiva, aflição, etc. O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, e. g., são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima. Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo.
Eu e meus davaneios. Fulano não chora nunca. Fulana chora até vendo novela.
Ok, ficamos envolvidos emocionalmente de tal forma que, simulando mentalmente aquela situação na nossa vida, indiretamente e, talvez inconcientemente, sofremos com o personagem.
Voltando ao universo blog... em meus devaneios tento resumir ou simplificar afirmando que o choro nada mais é que a dor da alma.
Mais engraçado é refletir sobre nossas ações que geraram lágrimas em nossos olhos.
Eu sempre fui "insensível", sádico e sarrista e ria dos que sempre choravam... Até que o mundo dando suas famosas voltas, me fez cair do pedestal e aprender com perdas, ausências e muita dor emocional o que era a vida "de verdade".
E acho que por ter me segurado tanto tempo, choro até que com certa facilidade hoje em dia.
E agora vem o cantinho da reflexão. Há alguma escala de tristeza? Há algo que te faça mais triste uma ocasião que outra?
Nesse fim de semana, por exemplo. Assisti 5 filmes e, por coincidência, chorei em 2. (Poxa, eu não era tão manteiga assim). Enfim... Não é fácil eu chorar em filmes, mas acontece muito esporadicamente. Em livros então... acho que se chorei foi uma e olhe lá!! Comecei a pensar nos filmes e músicas que me deixam mais deprimidos e tristes. E vamos aos ganhadores (ou seria perdedores??):
No bate pronto, dois filmes e duas músicas: Cinema Paradiso e MinhaVida (filmes) e O Portão e Evebody Hurts (músicas). Acho que todos tem uma listinha de bate-pronto ne???
Se for parar para pensar existe música mais triste sim, mas vamos parar por aqui que esse post já está muito deprimente.

Nenhum comentário: