terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gerações

Hoje, por coincidência no mesmo dia que completo 9 meses de casado (uma gestação), aprendi com muita satisfação mais uma adorável lição que o Tempo nos traz.
Fui com minha esposa dar uma passada mega rápida no supermercado duas quadras abaixo de casa para completar a lista de ingredientes faltantes à receita do almoço dominical.
Já na fila para pagar, um aglomerado foi surgindo, acumulando cada vez mais pessoas e nada do caixa fazer a fila andar.
Como é uma filial pequena, são poucos caixas e, mesmo estando com três atendimentos simultâneos, era insuficiente para atender a demanda ali.
Foi quando um dos caixas alegando problemas na máquina, travou. Toda aquela fila precisou de dissipar para as outras duas já formadas. A "senhora" que estava passando suas compras, acompanhada pela fila, teve que além de recolher todos produtos já passados, pegar nova fila. E como se não bastasse, em última.
Olhei e analisei rapidamente situação pois já era minha vez no caixa ao lado. Foi quando começou a passar um filme na minha cabeça.
Aquela pessoa eu melembrei. Chama-se "tia" Regina. Ela foi minha professora no pré primário, quando eu tinha seis anos. Foi com ela que aprendi as letras do abecedário todo. (menos o "u" por que no dia que minha classe aprendeu a escrever "urso" eu estava doente).
Nessa hora, já estava com minhas compras ensacoladas indo acomodá-las no carro.
Ao colocar a chave na ignição, dei meia volta e quis ir falar com ela.
Faltando uns quatro metros para encontrá-la, ela já percebeu e sorriu.
- A Sra. não é a Tia Regina?
Sorrindo - Sou sim! Que bom que você lembrou e me reconheceu. Eu estava comentando com a senhora aqui atrás. Dei aula mais de vinte anos seguidos e pela minha idade, acho que tenho muitos "netos" perdidos por aí.
- Eu fiquei pensando ao sair e me lembrei sim! A sra. foi minha professora há uns vinte cinco, vinte seis anos atrás.
Ela sorriu.
Dei um abraço e expliquei que fiquei muito feliz em revê-la. Pela pressa não pude contar de tantas histórias que tenho guardadas aqui comigo.
Mas eu acho que ela também tem as dela, e assim, mesmo sem dizer, pensamos em um tempo que os problemas nem eram os de matemática ainda.
Imagine eu ser um neto. Não, não. A sra. sempre será a "Tia" Regina.
A mesma professora que entregou um papel que estou lendo agora. (hoje enquadrado com as bordas amareladas).
"Colégio de Aplicação PioXII. Diploma Pré-Escolar
Você é a esperança da Pátria e de um mundo melhor.
Muitos anos passarão, muitos diplomas você terá,
Mas uma coisa é certa: a escola, você não esquecerá".
Assinado: professora Regina C*. G*. M*. 03/12/84
Sim, professora, aliás, tia. A senhora sempre teve toda razão.

Nenhum comentário: