terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Há muito tempo... *

Olhava aquele pequenino
eu o ensinava a brincar
Levantava aquela cabeça
eu o ajudava a parar de chorar
Me fantasiava de palhaço
eu o forçava a sorrir
Embrulhava a sua merenda
eu o fazia se alimentar
Comprava figurinhas
eu o distraia quando as colava

Há muito tempo aos olhos de uma criança
Olhos pequeninos com ternura e bondade

Jogava pipoca nele
na hora de assistir TV
Passava trote com ele
depois da hora de jantar
Até deixava a bola entrar
na hora de jogar futebol

Há muito tempo aos olhos de uma criança
Olhos sábios e duvidosos

Fazia perguntas para mim
às vezes até sabia a resposta
Quebrava o prato de louça cara
às vezes até ficava bravo e brigava com ele
Escutava muita música
às vezes até comprava uma fita para ele ( escutar baixinho )
Jogava jogos chatos e impossíveis
às vezes até ganhava

Há muito tempo aos olhos de uma criança
Olhos tímidos e penetrantes

Ele namorou ;
Ele se formou ;
Ele se casou ;
Ele se mudou ...

( e eu até me despedi )

com sua pequena mesada fez o seu negócio

aos olhos de uma criança ( já adulta )
ele soube se cuidar e progredir
olhos fixos , batalhadores e gananciosos

Me levou à sorveteria
( e até para passear )
Me levou à drogaria
( e até me esperou )
Me levou ao restaurante
( e até pagou )

Me contou a mesma história e a mesma piada que contei
( Há muito tempo atrás )

Os meus olhos ( de criança ) se realizaram
ao ver seus olhos vencedores ( de uma velha criança )

Ver o mundo com os olhos de uma criança
... é tão diferente ... (?)
Os olhos serão os mesmos ?
E a criança , será a mesma ?

Entender porquê uma criança sabe mais do que um adulto

A criança desde cedo descobre o que o adulto aprende
Por outro lado , o adulto já sabe do que uma criança se esquece

Olhos de uma criança
Vista bonita ,
mundo bonito ;
Céu enorme ,
tempo enorme ;

Há muito tempo ...
( para os olhos de uma criança ) .

* Dezembro de 1996

Nenhum comentário: