sexta-feira, 22 de junho de 2007

Eu também adoro livros!

Tem um texto muito bacana num blog chamado "Eu ADORO livrarias. Putz! Que lugar legal pra se ir. "
Vou editar abaixo uma parte dele. Talvez alguém (também) se identifique.

"Hoje estive em uma. Gosto de passar um tempo lá. Gosto de ouvir os papos das pessoas, ver gente escolhendo livro. Aquele cheiro de livro novo é maravilhoso, uma delícia. Gosto de olhar os livros bonitos que eu não tenho dinheiro pra comprar, e também os que eu compro mesmo sem dinheiro pra pagar. Gosto de olhar os livros que tenho dinheiro pra comprar, mas que não compraria jamais. Mas a parte mais divertida, sem dúvida, é passar pelo setor de auto-ajuda. (…) Aff. Tem receita pra tudo. São os mais vendidos, e ficam bem na porta da livraria. As pessoas que compram esses livros são engraçadas. Elas olham, olham, olham e escolhem sempre os mesmos. Tem uns que disfarçam, mas depois voltam e pegam escondido. Outros levam cinco ou seis de uma vez. Outros perguntam pra quem está perto, “já leu esse aqui? Funciona? Puxa, vou levar!”. E tem quem escolha decididamente e em silêncio. (...) O que mais me chama a atenção é a proliferação desse gênero de leitura. Até livro, ultimamente, tem que ser funcional. Tem que dar resultado. (...)Sim, temos que ser felizes todo o tempo! Vamos ser magros, lindos, bem sucedidos, sem problemas no amor e nem na conta do banco. Se você não consegue, é porque você não quer. (...)".

fonte: http://blog.mafaldacrescida.com.br/

Caramba... Eu também adoro livrarias... (sebos também!!) perco horas, perco não, ganho!. Aprendo pacas! Sou aqueles chatos que quando gosto de um autor, procuro saber todas suas obras. Quando descubro que ele já lançou 12 títulos, pego todos que eu achar, analiso a quantidade de páginas. (livro pequeno, não tem historio o bastante para me deliciar). Escolho um terço e vou para a maquininha de preço judiar. Chega a fazer fila.. Coitada da D que vive me esperando escolher, dentre 30 títulos, nenhum pra levar. Acho que faz parte de alguma fantasia... Ver uma biblioteca pessoal com tantos livros assim, com dorsos que demonstram ser livros extensos, todos bem conservados.

E olha que meu acervo é gigantesco... (Não ganha dos Dvds) mas é considerável sim.

Ah, sabem o que eu gosto? De ler vários ao mesmo tempo. Se a leitura não flui.. vou ficando curioso para ler outro (compro de 5 em 5, principalmente em sebos).

Leio umas 40 páginas.. e meu Transtorno Obsessivo Compulsivo me obriga a colocar algum marcador, fechar a obra e olhar por cima do conjunto de páginas. “Quanto será que eu já li? Uns 32%? É! Uns 34. ok!!” abro de novo e continuo lendo...

E quando acabo então??? Todo satisfeito, como se tivesse conquistado 15 territórios e mais um continente a minha escolha no War, vou todo pomposo colocá-lo na estante. AO lado dos outros para ver se “combina”. Hahaha.. O dorso bem pra frente para dizer a todos. “Qual?? Esse aqui? Hm.. já li sim”

Nenhum comentário: